sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

"O escafandro para o dia seguinte" (autora: Elaine Loures)

Eu, em visita ao Instituto Nise da Silveira. Janeiro de 2015. RJ

No mês de janeiro de 2015 realizei um grande sonho! Fui conhecer o Centro Psiquiátrico D. Pedro II, hoje, Instituto Nise da Silveira, no bairro de Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro/RJ. 
Poderia ser um centro de tratamento em saúde mental como outro qualquer, mas não. Senti a sensibilidade na pele, no coração, nos olhos e na alma, a dor e sofrimento de muitos pacientes que ali passaram. Mas também que se reconstruíram, a partir da inovadora metodologia, advinda de estudos, sensibilidade, entrega, influências e as oficinas de Artes plásticas, da ousada e guerreira Dra. Nise da Silveira. 
Um lugar de dor no passado, mas que, hoje, senti uma paz muito grande andando pelos caminhos do local por longas horas durante, e, depois. Uma paz incondicional. 
Escafandro
Dra. Nise da Silveira costumava dizer: "para trabalhar com doentes mentais era preciso usar um escafandro, descer ao fundo do oceano e voltar de lá com alguém". Aí para ir lá, vesti meu escafandro, respirei pelo ar que tinha ali dentro, vi pelo o que tinha ali. E fui...

Depois saí...tirei meu escafandro e fui viver a vida...

Aí reflito:  Com toda essas sensações... saí com aquela sensação que, depois quando chove e ela passa, fica o leve do ar... parecendo com o intuito de limpar as poeiras de nossos corações ressecados por tantas coisas do dia-a-dia. Que nos fazem esquecer o quanto essas  histórias são importantes para umedecer as nossas almas...



Clique em cada foto para ampliá-las.


 

 

 

  

 

 










Fotografias/Direitos de imagem e autorais: Elaine Loures

Nenhum comentário:

Postar um comentário